A escola deve ser um instrumento de transformação social


 A escola deve ser um instrumento de transformação social. Deve formar cidadãos que tenham criticidade, que tenham mentes livres que não são influenciados pelas ideias das classes dominantes.
O espaço escolar deve ser de reflexão e libertação da qual os alunos aprendem as matérias das quais irão colaborar para crítica, cidadania e não um ensino profissionalizante, tecnicista teórico. Não deve haver separação de escola de pobre e rico e sim uma escola única, de cultura geral, humanista, formativa, para Gramsci a revolução esta na mente.
Infelizmente o que vemos na sociedade é justamente o que Gramsci criticava. Há diferença nos ensinos da escola pública e privada. A escola privada é para os ricos, os alunos são valorizados e o sistema de ensino tem mais qualidade do que a pública. A escola pública é para os pobres, os alunos são desvalorizados, são formados apenas para o trabalho, suas ideias são ignoradas. Ambas as escolas existem para a manutenção da divisão de classes e o que Gramsci defende é que a escola existe para a transformação dessa sociedade.
Alguns conceitos de Gramsci:
A – cidadania – Precursor deste tema em escola foi ele quem trouxe à discussão pedagógica a conquista da cidadania como um objetivo da escola. É a elevação cultural das massas, libertação de preconceitos e tabus da classe dominante. As classes de baixa renda, podem não possuir recursos financeiros, porém tem o cultural que a classe dominante ignora, justamente para ter a cultura deles como forma de dominação. Cabe aos dominados perceber isso, se libertar dessa visão e valorizar a própria cultura.

B- Hegemonia- Dominação da mente – é um meio de luta da qual consiste em dominar a mente para conquistar o poder. A escola, o Estado, igreja, família, os sindicatos e os meios de comunicação, são meios dessa função onde eles pensam pelas pessoas. Entretanto ao mesmo tempo em que eles são os problemas dessa situação são também sua solução, pois as mesmas podem ser o meio de comunicação e libertação das classes dominadas, quando as mesmas usarem esses meios para seus benefícios.

C- Intelectuais Orgânicos - Gramsci é exemplo do que é intelectual orgânico, pois ele era de família humilde, teve a oportunidade de estudar, porém defendeu seu povo não foi a favor das ideias da classe dominante.
É como a frase do Frei Brito: Muitos pobres são pobres da cabeça para baixo, da cabeça para cima ele pensa como burguês

D – Senso comum – Conceitos desagregados decorrentes do folclore e da religião. Tradições que perderam significado, mas que continuam se perpetuando. Para que o aluno tenha criticidade ele deve ter acesso aos códigos dominantes, por exemplo, a alfabetização: ler, escrever, fazer contas, conhecer conceitos científicos, seus deveres direitos de cidadão. Porém fazer uso desse conhecimento para sua criticidade, não ser um sujeito passivo que concorda com tudo ou discorda de tudo, mas que sim que consiga diferenciar variadas opiniões tendo condições de avaliar o que é senso comum, o que é crítica e o que diferencia dos dois.


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