Alfabetização geográfica

A geografia é uma disciplina conhecida tradicionalmente no ensino fundamental, pela leitura de mapas. Entretanto este exercício deve ultrapassar a superficialidade de decorar ou localizar países, capitais, bacias hidrográficas, entre outros. O estudo de geografia deve ensinar a leitura do mundo e desenvolver o exercício da cidadania.
Pela observação do espaço, é possível fazer uma análise crítica do mundo, de onde se podem perceber as diferenças sociais que existe nele. Por exemplo, observando imagem do centro de São Paulo, mais precisamente da região da Sé, verifica-se uma paisagem urbanizada marcada por muitos prédios comerciais, bancos, lojas, restaurantes, metro, igreja, praça e muitas pessoas, entre eles moradores de rua. A partir de então, fazer questionamentos sobre esta realidade: Por que existem mendigos em um local de grande concentração de dinheiro? O que pode ter ocorrido para eles ter chegado a esta situação? E outras perguntas semelhantes, desenvolvendo desta forma a crítica.
Por meio deste e outros exercícios o educador pode ensinar sobre os aspectos sociais que movimentam a sociedade: capitalismo, política, etc. Proporcionando aos educandos a consciência de que eles fazem parte desta sociedade e que eles podem contribuir de alguma forma para essa transformação. E que isto pode ser feito através da participação social crítica de cada um.
Mais do que decorar mapas, países ou capitais é compreender as diferenças que existe entre eles, e que isto não é justificativa para classificar país ou cidade melhor ou pior que a outra, pois todas estão inseridas no mesmo mundo. E que ele não foi criado com fronteiras, limites ou demarcações, estas foram criadas pelo homem e não deve ser motivo de discriminação, desarmonia ou conflito.
Este pensamento esta de acordo com a música Imagine de Jonh Lenon:





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