Como construir uma aula de história para os alunos de modo que seja agradável?
A disciplina de história é algo muito importante na educação, pois ela mostra os acontecimentos, realizações e trajetória humana. Por meio dela é possível obter melhor compreensão do mundo contemporâneo.
Entretanto sua metodologia muitas vezes, não condiz com a realidade dos educandos e estes por sua vez, não entendem a importância dessa matéria em suas vidas. Isso porque a história é tradicionalmente marcada pela memorização de datas, personalidades, nomes de “heróis”, lugares e fatos que nem sempre transmitem a verdade. É por muitas vezes ensinado a forma mecanizada sem criticidade.
Desta forma os educandos devem ensinar a história por meio dos fatos da atualidade e das experiências vivenciadas em sala, escola, país ou mundo, partindo-se sempre do presente para o passado, de modo que a matéria estudada se aproxime o mais próximo possível do cotidiano dos educandos, para que os mesmos possam desenvolver a crítica, fazendo associações entre a realidade e a história.
A partir de uma problematização dentro de sala de aula, pode-se elaborar uma aula de história. O educador deve-se preparar apropriar-se do conhecimento antes de entrar na sala de aula, para que o mesmo possa desenvolvê-la de forma satisfatória.
Por meio da história é possível romper preconceitos. Visto que o mesmo se origina da ignorância ou conceito prévio sobre um determinado valor, pessoa, característica, lugar e cultura. A escola é um local onde encontra uma ampla diversidade e muitas vezes isso cria conflitos. A história quebra esse pré julgamento, a partir dos fundamentos, do qual mostra o significado que cada povo representa ser na história da humanidade. Dessa forma os alunos compreenderão o quanto cada um importante, e passarão a respeitar uns aos outros.
Deve-se planejar e organizar as aulas, utilizando de diferentes estratégias como, por exemplo, saraus, teatro, filmes, musicas integração com outras disciplinas, enfim, depende das condições que o educador possui em relação à escola para poder promover essas atividades.
Todavia, independente das condições do educador, o mais importante é gostar do que faz, possuindo consciência, entusiasmo e amor em respeito à profissão e aos educandos. Desta maneira as demais circunstâncias não serão motivos que para não construir uma aula satisfatória, pois caso isso ocorra o mesmo irá procurar buscar alternativas para se empenhar em produzir aulas que envolva mais os educandos despertando o interesse e a compreensão do mundo.
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