RESENHA DO LIVRO: O ESPAÇO GEOGRÁFICO - ENSINO E REPRESENTAÇÃO

Primeiramente, fica claro que as autoras se preocupam com o processo de ensino-aprendizagem relacionado à compreensão do espaço pelos alunos. Para facilitar esta compreensão, as autoras sugerem três pontos básicos de discussão, que tratam da importância do trabalho escolar sobre o espaço e sua representação. O primeiro ponto se relaciona ao conhecimento espacial adquirido ao longo do desenvolvimento da criança.
O segundo nos alerta sobre os conhecimentos do espaço relacionados ao contexto sócio-cultural da sociedade e, o terceiro, salienta a importância do domínio desses espaços e seu aprendizado desenvolvido na escola.
Estes três pontos são de grande importância na elaboração de alternativas que dinamizem o aprendizado dos alunos, transmitindo-lhes meios de compreender o espaço através de conceitos geográficos. É muito interessante quando as autoras reconhecem a necessidade de compreensão partindo dos espaços próximos para os distantes.
Desta forma, o aluno entenderá de maneira mais clara a localização dos espaços estudados e suas formas de representação. Uma das alternativas que as autoras sugerem é a leitura de mapas. Antes de detalhar sobre o assunto em questão, é necessário ressaltar que em um dos trechos do livro as autoras escrevem sobre um tema interessante: o do papel da escola na vida humana.
Este trecho tenta justificar as falhas no ensino pelo privilégio que este fornece a outros aprendizados, senão o da leitura de mapas na formação pessoal e profissional do aluno.
Este estudo sobre a relação interdisciplinar em que o espaço pode ser um dos elos poderá criar nos alunos um interesse pelo conhecimento e compreensão deste objeto de estudo, o qual estaria inserido em outras ciências do conhecimento.
Ao falar da importância dos mapas e da sua leitura, as autoras mostram quatro representações cartográficas com exercícios, todos os quatro com escalas diferentes, com o objetivo de demonstrar onde se localiza um bairro da cidade de São Paulo.
Podemos pensar em várias formas de ensinar aos alunos lerem os mapas, desde aqueles iniciantes ao estudo, até os que tenham adquirido experiência na compreensão de mapas, procurando considerar a faixa etária dos mesmos. Poderemos partir das pré-noções que os alunos têm em relação aos mapas e à sua leitura.
Uma das formas adequadas aos alunos para que aprendam adequar suas noções de espaço às normas cartográficas, é a construção de mapas mentais. Sugiro que os mapas mentais, neste assunto trabalhado pelo autor, sejam incorporados como exemplos essenciais na construção do espaço pelo sujeito para sua conscientização sobre a leitura das representações do espaço.
Em outro momento, as autoras realizam uma análise sobre as noções de espaço que as crianças adquirem em sua infância anterior à fase escolar.
Muita das vezes, a maneira com que os professores ensina, acaba contribuindo somente para um bom aprendizado de uma parte dos alunos, sendo que outra parte apresenta dificuldades de aprendizado em função das didáticas aplicadas.
Devemos pensar em meios eficazes de conduzir os alunos a compreenderem os objetivos da aula, relacionando as pré-noções destes com o conteúdo aplicado.
Trabalhar na perspectiva das inteligências múltiplas é uma opção eficaz ao processo de ensino-aprendizagem. O conhecimento das inteligências múltiplas dos alunos pode ser um meio de direcionamento à elaboração de um plano de aula adequado à maioria dos alunos.
Uma proposta de atividade que poderia ser incorporada às sugestões das autoras é a de análise de fatos do bairro e da cidade onde os alunos vivem.
Portanto o livro analisado é um ponto de partida para orientação de professores de Geografia que queiram aperfeiçoar seus métodos de ensino. Não é um livro para ser seguido como livro de receitas, mas um referencial de auxílio à reflexão sobre as formas de como contribuir para uma descrição e análise com propriedade do espaço estudado.
                                                                          (Cristiane Queiroz)
Referência: ALMEIDA, Rosângela Doin de. PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 12 ed. São Paulo: Contexto, 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interpretação de texto para 4º ano

Antonio Carlos Gomes da Costa