Os saberes, as habilidades e as competências necessárias do educador(a) de matemática no contexto atual
O educador precisa entender que a matemática é necessária nas atividades práticas dos alunos para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico, resolvendo situações-problema, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares, construírem conhecimentos matemáticos, interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, etc.
O educador no ensino da matemática para os anos iniciais do ensino fundamental deve contemplar o estudo dos números e das operações, o estudo do espaço e das formas e o estudo das grandezas e das medidas.
Os conteúdos nas séries iniciais se dividem das seguintes formas:
- Números e Operações: números naturais; números inteiros (positivos e negativos); números racionais; conjuntos numéricos e sistemas de numeração; operações com números naturais;etc.
- Espaço e Forma: conceitos geométricos; conceito de espaço; figuras planas e não-planas; etc.
- Grandezas e Medidas: significado dos números e das operações; idéia de proporcionalidade e de escala; etc.
Para desenvolver a aprendizagem de matemática o educador pode utilizar-se de métodos como:
- atividade de investigação;
- realização de projetos;
- ensino utilizando à Literatura Infantil;
- jogos;
- brincadeiras;
- atividades que contemplem o desenvolvimento das inteligências múltiplas;
- utilização de recursos e materiais didáticos como o tangran, material dourado, discos de frações;
- mídias diversas, computador e materiais de sites confiáveis.
Para que os educadores de matemática se tornem competentes e com habilidades para o desenvolvimento das atividades citadas, deve fazer com que o aluno se interesse em aprender, o educador deve saber que as regras de dedução, que caracterizam o raciocínio matemático do adulto, são construídas aos poucos, à medida que a criança interage com seu meio, com as pessoas que a cercam. Esses educadores preferem adotar um método mais intuitivo, indutivo, em que são respeitados os conhecimentos já construídos pelos alunos, ao mesmo tempo em que lhes são dadas oportunidades de realizar experiências, descobrir propriedades, estabelecer relações entre elas, construir hipóteses e testá-las, chegando a determinado conceito. Em geral, os alunos desses educadores são os que vêem a matemática com mais tranqüilidade e segurança.
Além disso, o educador de matemática precisa saber explicar porque os algoritmos funcionam, quais são as idéias e os conceitos neles envolvidos, qual a ordem de grandezas de resultados que se pode esperar de determinados cálculos e quais as estratégias mais eficientes para enfrentar uma situação-problema, deixando para as máquinas as atividades repetitivas, a aplicação de procedimentos padrões e as operações de rotina.
Portanto o educador da atualidade deve ser investigador, com domínio de conteúdos e com experiência, considerando o que não está nos livros, pois podemos ter certeza que estamos no caminho certo quando as crianças são preparadas para enfrentar situações novas com criatividade e entusiasmo diante dos desafios.
(Cristiane Queiroz)
Referência: Toledo,Marilia - Didática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática / Marília Toledo, Mauro Toledo. - São Paulo: FTD,1997.
Referência: Toledo,Marilia - Didática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática / Marília Toledo, Mauro Toledo. - São Paulo: FTD,1997.
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