O papel e o valor do ensino da geografia
(Pierre Monbeig)
O ensino de geografia para algumas pessoas é confundido com narrativas de viajantes; um geógrafo é como um cartógrafo que traz de suas viagens narrativas agradáveis de ouvir-se, sobretudo se tem a habilidade de ilustrá-las com belas imagens. Para outros, a geografia é uma lembrança extremamente penosa de sua infância, sendo na melhor das hipóteses, tida como a irmã intelectual do turismo.
A pesquisa geográfica trata dos complexos de fatos e são esses complexos que, por sua localização no globo, são verdadeiros "fatos" geográficos. Cabe ao geógrafo explicar esta localização, procurar-lhe as conseqüências, examinando as relações, ações e interações que unem uns aos outros os elementos constitutivos do complexo geográfico.
Este se exprime antes de tudo na paisagem, que é a representação concreta do complexo geográfico. Por esta razão o estudo da paisagem constiui a essência da pesquisa geográfica. Mas o geógrafo deve tomar cuidado com a limitação do campo de estudo geográfico à paisagem que ameaça levar o pesquisador ao recurso exclusivo da descrição, dando maior importância a sua descrição do que aos processos de pesquisa, ou seja, deve saber que a paisagem é um ponto de partida, mas não um fim.
Para compreender essa evolução da geografia, basta pensar que ela acompanhou o mesmo ritmo das demais ciências naturais ou sociais, podemos citar que nada é mais mutável que o comportamento das sociedades humanas diante do meio natural.
Sendo assim o geógrafo compreende porque pode apreender as relações dos diferentes elementos entre si e graças a esse primeiro trabalho, descobrir como cada um contribui para a boa marcha do conjunto e o aluno deve ser exercitado progressivarnente na localização precisa e na descrição do documento que lhe é apresentado.
A geografia é uma das formas do humanismo moderno.
Finalmente, o ensino da geografia desenvolve o senso do tempo e ajuda a compreender a noção da evolução.
(Cristiane Queiroz)
Referências: http://www.geocritica.com.br/texto09.htm
Referências: http://www.geocritica.com.br/texto09.htm
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