ALFABETIZAÇÃO E O PERFIL DO EDUCADOR



A alfabetização é um tema que há tempos nos faz refletir sobre o papel dos alunos e do professor, pois este processo só acontece quando ambos participam da construção do conhecimento. E esse processo pedagógico, por sua própria natureza, é geralmente construído e reconstruído, avança e recua, dá saltos, tem contradições e, muitas vezes, traz conflitos
Com isto apesar destes conflitos, destaco as especificidades do trabalho de alfabetização que exigem dos professores um perfil para desenvolverem  sua prática, são eles : os saberes específicos das disciplinas ou áreas de conhecimento, saberes pedagógicos, saberes práticos e juntamente com tudo isto dar incentivo e condições para o aluno ler e escrever com liberdade, disponibilizando material, e ambiente adequado que incentive o contato com livrarias, possibilitando acesso aos espaços da biblioteca,  possibilitando leituras de jornais, revista, etc.
Portanto as crianças podem entrar no mundo letrado. E o êxito desta combinação é a aprendizagem da língua escrita e seu desenvolvimento, possibilitando não só o ler e o escrever mais o compreender e o refletir, construindo assim a autonomia, pois o uso cotidiano e sistemático de situações de leitura e de escrita em seu universo cultural marca desde o primeiro momento as explorações das crianças e neste processo elas vão criando sentidos e se tornando “naturalmente” usuárias da linguagem escrita.
O professor alfabetizador tem o papel e a responsabilidade de abrir as portas do conhecimento, tanto das crianças como dos adultos, que a partir de suas experiências possam construir a base para o processo de apropriação da linguagem escrita e o cominho para o letramento, ressaltando que esta construção nunca termina esta sempre em processo.
E é com esta postura que nos tornamos cidadãos e ajudamos a construir tijolos por tijolos a educação brasileira.
                                                                                                               (Cristiane Queiroz)
                                                                                                      
Referência: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 13. Ed. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1986.
FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo, Cortez/Autores associados, 1985





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