O PROCESSO EDUCATIVO NO MUNDO DO TRABALHO
O modelo educacional está inserido no mundo do trabalho desde os primórdios, as artes e os ofícios eram de grande importância, sendo estes: Agremiações, confrarias e oficinas artesanais que valorizavam o desenvolvimento dos produtos baseados na habilidade individual e o conhecimento de quem os faziam, formando o monopólio da técnica.
A oficina artesanal era um espaço de formação e o professor-artesão era modelo de valores e virtudes, ser professor - artesão era uma forma de inserção social.
O Artesão podia ensinar a técnica do ofício e com o trabalho, formar bons hábitos no Aprendiz, e ser Aprendiz era de grande importância na época, pois com esta profissão teria um modo honesto de vida e chegaria a graus elevados de moralidade.
Esta era a essência básica do processo educativo.
Já nas grandes cidades, por volta dos séc. XI e XII surgem os Guildas que se estabelecem como corporações de ofício - espécie de cooperativa ou sindicato de trabalhadores que compartilhavam do mesmo ofício e apresentava funções diversas com o objetivo de assegurar os direitos e deveres do trabalhador e a alta qualidade e preço justo dos seus produtos e serviços.
São eles: padeiros, sapateiros, tecelões, ferreiros, curtidores, mercadores, cervejeiros, açougueiros, escreventes, carroceiros e tantos outros. Ser membro de uma Guilda significava estar em contato com outros artesãos, gozar de proteção contra produtos estrangeiros, receber amparo de saúde e financeiro, direito a freqüentar as festas internas etc.
(Cristiane Queiroz)
Referência: HOLTZ, Maria Luiza. Lições de pedagogia empresarial.
Referência: HOLTZ, Maria Luiza. Lições de pedagogia empresarial.
TREVISAN, Neiva V.; LAMEIRA, Leocadio J.C.R. Formação do educador para pedagogia nas empresas. |
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