Para que ensinar ortografia?



Sem deixar de lado a leitura e a produção de textos no trabalho com a língua portuguesa, vemos a necessidade de ensinar a ortografia.
Hoje em dia costuma-se censurar ou até discriminar pessoas que cometem erros de ortografia, seja na escola ou fora dela.
Existem pessoas que, mesmo depois de muitos anos de escolaridade, se sentem constrangidas ao escrever seus próprios textos, com receio de errar.
A fim de evitar este tipo de autocensura, nós, profissionais da educação, precisamos rever nossa atitude referente ao erro ortográfico e nossas atitudes no momento de ensinar e de avaliar a ortografia.
A ortografia funciona como um recurso único para as diferentes formas de falar dos usuários da mesma língua. Ao compreender a escrita alfabética e conseguir ler e escrever seus primeiros textos, a pessoa já aprendeu o funcionamento da escrita alfabética; porém não conhece ainda a norma ortográfica.
É fundamental o trabalho de reescrita e produção de textos para os alunos avançarem seus conhecimentos na língua escrita; mas não se pode esperar que aprendam a ortografia apenas com o passar do tempo.
Um ensino sistemático, que leve gradativamente à reflexão sobre as dificuldades da ortografia, ajudará a pessoa a se tornar melhor escritora, pois quando dominar a escrita correta de determinadas palavras, ela poderá concentrar-se mais na composição do texto; não ficará se detendo para decidir como se escreve determinada palavra, ficando mais a vontade para organizar suas ideias e registrá-las no papel.
Alguns erros ortográficos podem ser explicados ao aluno, mas outros não existem regras ou princípios que mostrem por que algumas palavras são escritas de tal forma, como as palavras: “hoje” e “cidade” (são exemplos de grafias irregulares). Diferentemente das palavras: “cachorro” e “honrado”, que existem regras que explique o uso do “r” ou “rr" (são exemplos de grafias regulares).
Ao invés de utilizarmos os erros como índice de nota, devemos utilizá-los como indicadores do que devemos ensinar; desta forma, poderemos organizar as dificuldades de nossos alunos e ajudá-los a superá-las.
Ao invés de utilizarmos os erros como índice de nota, devemos utilizá-los como indicadores do que devemos ensinar; desta forma, poderemos organizar as dificuldades de nossos alunos e ajudá-los a superá-las.
A intenção de desenvolver a preocupação com a correção da grafia tem como objetivo o respeito ao leitor e uma busca na comunicação eficiente.
Recomenda-se também corrigir os textos na presença dos alunos, fazendo-os refletir sobre suas dificuldades ortográficas.
                                                                                              (Cristiane Queiroz)

Referência: Para que ensinar Ortografia -  Artur Gomes de Moraes 

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